quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Buena Vista Social Club


A vinda a Portugal de Omara Portuondo fez-me voltar a ouvir os músicos de Buena Vista Social Club, bem como, relembrar alguns momentos vividos.
Buena Vista Social Club era um clube de música e dança em Havana nos anos 40 e ponto de encontro de músicos como Rubén González e Compay Segundo. Passados mais de 50 anos, o músico e produtor americano Ry Cooder vai ao encalce desses músicos, alguns deles já afastados de qualquer actividade musical e outros ainda a tocar pela ilha de Cuba. Após a gravação do disco com o nome do clube, Win Wenders, a partir da filmagem que realizou de dois concertos destes músicos, em Amesterdão e no Carnegie Hall em Nova Iorque, realizou este fantástico documentário, que ultrapassa em muito o dar a conhecer estes fabulosos interpretes, mostra sim a alma do povo cubano.
Vi este filme integrado no Cinema Fora do Sítio, naquela noite numa praia da Foz...uma muito gélida noite de Verão. Em 2001 assisti a um dos concertos da minha vida: Compay Segundo, aos 93 anos, no Coliseu do Porto...duas noites inesquecíveis.

Sem comentários: