sexta-feira, 3 de outubro de 2008

De volta ao cinema

Durante muito tempo andei bastante afastado dos meus filmezitos, tendo nestes últimos meses feito um "regresso ás origens" que começou com " O meu irmão é filho único", filme este que fica uns furos abaixo de " A melhor juventude", do mesmo realizador. Seguiu-se o muito aclamado pela crítica "Segredo de um cuscuz", um filme que claramente é a minha cara, histórias simples/burlescas de vidas normais, com a miscelânea das culturas do Mediterrâneo a virem ao de cima como convém.
Neste contexto do tal "regresso ás origens" veio mesmo a calhar o ciclo de cinema da Medeia Filmes no Teatro do Campo Alegre. Aproveitei para ver dois dos filmes em maior destaque nos Óscares deste ano: "Haverá Sangue" e " Este país não é para velhos". Dois filmes com bons argumentos acima de tudo, apesar de não me cansar de afimar que realmente, cinema americano, salvo poucas excepções não é todo o que mais me motiva para ir a uma sala de cinema. No meio destes filmes """óscarianos""" fica a verdadeira cereja em cima do bolo: "Caramel". Belo filme, mais uma vez de pessoas normais que tentam viver da melhor forma possível no meio da instabilidade do seu país, o Líbano, mostrando com um humor acutilante o melhor das suas tradições muçulmanas e católicas.
Após esta saga de bom cinema, apetece continuar o mesmo ritmo e de preferência sempre na sala do Campo Alegre onde ao longo dos anos tenho visto muito bom cinema. É uma tristeza mas já não restam mais salas na cidade, a não ser em centros comerciais todos uns iguais aos outros.


Sem comentários: